Notícias
Projeto Negra! A cor do Brasil
Projeto Negra! A cor do Brasil
A presença negra no Amazonas por vezes é negada. A discussão em torno da identidade negra na escola se faz muita vezes de forma pontual a partir da data simbólica do “20 novembro”. As prerrogativas da lei N. 11.645 de 2008, ainda é algo em construção e dependente da sensibilidade dos professores de história e/ou de outros profissionais da educação mais sensíveis à causa. Tendo essa prerrogativa como base, consideramos que se faz necessário iniciar um processo de mobilização e sensibilização da comunidade (IFAM e sociedade) para questão socioantropológica relacionada ao ser negro/a no Brasil e em particular na Amazônia. Valorizando a participação histórica dos negros/as na formação do povo brasileiro, assim como despertar a comunidade para as percepções relacionadas ao preconceito discriminado na sociedade.
O objetivo do projeto é criar um espaço social de discussão/reflexão sobre o a negritude no Brasil, sensibilizar a comunidade a partir de uma exposição sobre a identidade negra no Brasil, mostrando através das diversas expressões artístico-cultural e religiosa a presença negra no Brasil. A ideia é expor personagem que se destacaram ao longo da história do Brasil através da arte, com acento aos artistas contemporâneos, assim como, fazer uma reflexão sobre a religiosidade afro-brasileira expressa através das religiões de matriz africana e do catolicismo popular.
Além da exposição serão oferecidas duas oficinas, um de capoeira e outro de cabelos afros.
As inscrições acontecenrão na biblioteca do IFAM campus Lábrea. Sendo 50 vagas para a oficina de capoeira 25 para comunidade externa e 25 para alunos/servidores IFAM e 20 vagas para a oficina de cabelos afros, 10 para comunidade externa e 10 para alunos/servidores IFAM.