Notícias
ALUNOS DE AGROPECUÁRIA FAZEM VISITA TÉCNICA
ALUNOS DE AGROPECUÁRIA FAZEM VISITA TÉCNICA
Os alunos do curso Técnico em Agropecuária do Campus Tefé, juntamente com equipe técnica e pedagógica, composta pelo Engenheiro Agrônomo Paulo Menezes e pela Pedagoga Irene Cacheado, realizaram nesta quinta-feira, 29 de setembro de 2016, uma visita técnica à propriedade do senhor Lázaro, no Km 05 da estrada Agrovila. O objetivo da visita foi participar da capacitação de boas práticas para produção de produtos e subprodutos da criação racional de abelhas nativas sem ferrão (meliponicultura), assim como conhecer, analisar e avaliar o potencial social, agroecológico e ambiental da atividade para a região.
Os discentes foram estimulados a ter uma visão empreendedora, analisando pontos positivos e negativos e as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (F.O.F.A.) que fazem parte do dia a dia do empreendedor.
A oficina foi promovida pela Associação de Produtores Agroflorestais de Floresta Nacional de Tefé – APAFE em parcerias com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e contou com instrutores e produtores locais como Senhores: Francisco Dárcio Falcão e Jucelino que já participaram de cursos de capacitação em meliponicultura e atualmente trabalham com a difusão da tecnologia para outros produtores da região.
Para a Coordenação de Eixo Recursos Naturais, a visita foi de extrema importância, pois os alunos puderam conhecer a meliponicultura na região e aplicar na atividade as técnicas vistas em sala de aula. Ainda fomos informados que os produtores pretendem elevar não apenas a produção, mas também a qualidade dos produtos, e para isso pretendem obter, junto aos órgãos de fiscalização, a certificação da produção, e assim incrementar a receita e os lucros obtidos com a atividade.
Na oportunidade, os alunos do Curso Técnico em Agropecuária aderiram à mobilização nacional em defesa da Rede Federal de Educação, quando puderam manifestar suas reivindicações como a instalação própria do Campus e a infraestrutura para realização de aulas práticas e visitas técnicas.